O VII Fórum Abrigo foi subordinado ao tema “Olhar as Famílias! Olhar as Crianças!” evidenciando a problemática das crianças em risco/perigo e suas famílias bem como a realidade do Acolhimento Familiar em Portugal e noutros países.
Tendo como premissa, recordar que são as crianças quem motiva e determina a organização deste Fórum, este evento realizou-se no Cinema Teatro Joaquim de Almeida, no Montijo, no dia 16 de maio de 2024.


Como habitualmente, esta edição contou com a intervenção de um conjunto de personalidades e oradores de excelência, bem como um painel de académicos e investigadores na área da Criança, abordando diversas temáticas.
Num dia rico e cheio em partilha e reflexões, a sessão de abertura contou com a intervenção da Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, que destacou a importância da discussão de relevantes temas da infância e juventude com vista a uma intervenção da comunidade e do Estado.


Ana Marinho de Castro, docente do Centro de Estudos Judiciários encerrou o evento, relembrando o importante papel da Abrigo no trabalho desenvolvido no âmbito do CAFAP e, mais recentemente, no âmbito do Acolhimento Familiar.
Deixou algumas reflexões, alertando também para a necessidade de reforçar o apoio na área da saúde mental das crianças e as suas famílias, e deixou o apelo para que “todos sejamos responsáveis por olhar as crianças e por um mundo melhor”.
“Consciencializar que temos de estar alertas e não nos podemos resignar, que todos somos poucos para que os sonhos das crianças se tornem realidade”.
Veja o documento: Conclusões Fórum Abrigo AMC