Skip to content

“Brincar beneficia as crianças… E muito!” Os cinco benefícios. – Explicas-me Plataforma

Como diria Eduardo Sá, “a família é mais importante do que a escola e brincar é, pelo menos, tão importante como aprender”.

Mas afinal porque é que brincar é tão importante?

Os benefícios acontecem tanto a nível emocional como cognitivo e são tantos que
podíamos ficar aqui até amanhã! Mas o objetivo, é que quando acabe de ler este
artigo vá brincar com os seus filhos, sobrinhos ou vizinhos. Assim, vamos ser
rápidos!

Benefício nº1: Desenvolve a criatividade e agilidade mental

É importante deixar as crianças explorarem e questionar-se sobre as coisas! É através dessas reflexões que elas vão perceber melhor o mundo e é também esta exploração que serve de inspiração para as suas fantasias.

Benefício nº2: Prepara para a vida em sociedade

Não é possível viver sem interações e por isso é importante que as crianças vão aprendendo como lidar com o próximo. Brincar é uma forma para aprender a confiar nos outros, a partilhar, a esperar e a trabalhar em equipa. Até mesmo a liderança e o pensamento estratégico podem ser desenvolvidos em simples brincadeiras como “O rei manda”.

Benefício nº3: Fortalece a relação com os pais, irmãos, amigos

Brincar é o tempo em que as crianças estão mais descontraídas e por isso estão mais propensas a estabelecer relações com quem brincam. Quem não se lembra das brincadeiras que tinha com a irmã mais velha ou os primos em casa dos avós?

São estes momentos felizes que ficam facilmente na memória e que ajudam a fortalecer as relações.

Benefício nº4: Melhora a motricidade fina e capacidade motora

Brincar pode e deve ser didático e instrutivo mas como em tudo na vida é preciso um equilíbrio. As crianças não podem só estar habituadas a jogar PlayStation e jogos educativos. É preciso correr, sair, pular, andar de bicicleta, pintar! Todas estas atividades melhoram os seus movimentos e tornam-nos mais “desenrascados”!

Benefício nº5: Aumenta a imunidade

É saudável as crianças saberem brincar sozinhas , mas a maioria das vezes a brincadeira é com outras crianças e muitas vezes não é no ambiente conhecido da própria casa. Ao ir para um jardim, para casa de um amigo ou para a escola e ao estar em contacto tanto com pessoas diferentes, mas também com ambientes diferentes, a imunidade acaba por ser reforçada.

E então, já se está a preparar para uma boa brincadeira?

Não são precisos grandes brinquedos nem muito tempo! É preferível ter meia hora de brincadeira por dia do que duas horas só ao fim de semana. E quanto aos brinquedos, às vezes nem são necessários, a verdade, é que qualquer coisa serve para brincar desde que exista interesse e criatividade!

Esteja presente!

Retirado de: http://uptokids.pt/educacao/brincar-beneficia-as-criancas-e-muito/
Acedido em: 14-02-2018

Artigos Relacioncados

Abrigo recebe Combustível da ENSE

A ABRIGO foi uma das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) contempladas no sorteio promovido pela iniciativa “12 Causas”, da Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE). Esta iniciativa consiste na doação de combustível a IPSS devidamente reconhecidas, contribuindo assim para apoiar o trabalho social
Ler mais

El Corte Inglés parceiro de Associação Abrigo

De 13 a 29 de junho, ao realizar as suas compras no El Corte Inglés Portugal, está a contribuir diretamente para a nossa causa! Esta campanha de angariação de fundos, em benefício de crianças em situação de risco, permite aos clientes das lojas apoiar com
Ler mais

Conferência “Que sociedade temos?” no El Corte Inglês

A Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés, em Lisboa, encheu no dia 20 de março para acolher a conferência “Que sociedade temos?”, que contou com a participação especial do psicólogo Javier Urra, autor da obra Imadurez Coletiva. O evento foi uma organização conjunta
Ler mais